quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Macarrão à Bolonhesa gratinado com queijo

Olá pessoal!
  Novo ano iniciando, fim das festas e de volta à cozinha....hehe. Que nada! Apesar de ter passado o Natal na casa da mamãe, foi inevitável por a mão na massa! Mas a receita que estou postando hoje foi um almoço rápido no domingo (pós-reveillon), onde ninguém estava ainda muito disposto em função de tanta comemoração...rsrs. Sendo assim, decidi fazer algo que levasse pouco tempo de preparo, que agradasse a todos e que ficasse apetitoso e apresentável à mesa. Fiz uma macarronada à bolonhesa com queijo gratinado que ficou realmente divina! O bom desta receita é que além de prática, é de encher os olhos ao ser posta na mesa. Abre o apetite na hora!! hehehe. Espero que gostem!


Ingredientes:
-750g de macarrão parafuso;
-600g de carne moída;
-2 cebolas médias picadas;
-¹/² pimentão picadinho;
-1 tomate médio picado (sem semente);
-2 saches de molho de tomate (340g cada = 680g);
-2 tabletes de caldo de carne; 
-400g de mussarela ralada;
-Orégano para polvilhar;
-Azeite para refogar;
-Sal à gosto.

Modo de preparo:
 Cozinhe o macarrão em água fervente até que fique "Al dente" (não adicione sal nem óleo na água, apenas cozinhe a massa em água fervente). Quando estiver no ponto, escorra e coloque em um refratário de vidro. Reserve.
 Em uma panela, adicione azeite à gosto e refogue a cebola picadinha. Em seguida acrescente o pimentão picado e a carne moída. Deixe a carne ficar bem cozida, mas não deixe secar toda a água que irá soltar da carne. Acrescente o tomate picado, os saches de molho de tomate e os 2 tabletes de caldo de carne. Mexa bem até que os tabletes dissolvam por completo. Prove e, se necessário, acrescente sal à gosto. Caso o molho fique muito consistente, pode acrescentar ¹/² copo de água. Desligue o fogo.
 Com uma concha, vá despejando o molho por cima do macarrão no refratário até cobrir completamente o macarrão. Ficará uma camada de carne por cima, pois o molho vai descer, dando assim sabor à massa.
 Polvilhe toda a mussarela ralada por cima da carne, cobrindo todo o refratário. Por cima do queijo, salpique o orégano à gosto. 

Leve ao forno até gratinar todo o queijo.

Agora é só servir! Bom apetite!

Beijos e abraços a todos!!

17 comentários:

  1. COMEÇANDO O ANO EM GRANDE ESTILO COM ESSA MASSA ESPECIAL!
    BEIJO

    ResponderExcluir
  2. Olá Tiago, essa massa está com optimo aspecto!
    Aproveito para te desejar um Feliz Ano Novo.
    Beijinhos.

    http://cozinhadaduxa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. hhuuummmmmmm...começando o ano com pé direito heim??? Adoooooro uma bela massa...

    Feliz 2011 p vc...

    bjim
    Jana
    http://janainamechi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Muito gostoso! E olhando pra mesa é mesmo de abrir o apetite, nossa... miam!
    Um beijao amigo, espero q seu fim de ano tenha sido ótimo. Um bom 2011 pra vc, muita paz, saúde, amor no coracao, e tudo de bom pra sua vida.
    Tata.

    ResponderExcluir
  5. te amo! como sempre, seus pratos são maravilhosos,como vc! esse eu tive a oportunidade de experimentar e é realmente perfeito. bjs!!!

    ResponderExcluir
  6. Aiiii que delicia, thiago
    =)
    Adorei.
    Bjao

    www.fazergourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Thiago! adorei seu blog e a receita então, nem se fala! estou começando agora com minhas receitinhas também. espero que você me faça uma visita e quem sabe se torne meu seguidor tbm!
    beijo
    =*

    ResponderExcluir
  8. Tive de voltar pois
    Não resisto à uma bela massa...
    E te peço uma prendinha, se for possível, tens um selinho que cobiço que é o chef dizendo que 'este blog é saboroso', sei lá se o meu o é, mas adorei a imagem.
    Abraçã♥

    ResponderExcluir
  9. Es mi primera visita atu blog y me encantan tus propuestas ...de pasta . Me apunto como seguidora y te invito a visitar y compartir mis recetas y blog , desde VIGO ESPAÑA .SALUDOS MARIMI

    ResponderExcluir
  10. Oi querido....passei pra agradecer a força viu...
    brigada pelo carinho em um momento tao dificil pra mim....

    bjim

    ResponderExcluir
  11. visitei teu blog e gostei da tuas receitas.vc está convidado á visitar o meu blog
    sds Nora Ibarra desde Curitiba

    http://www.MundoVinosyOtros-Buengourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. parece boa essa receita..vou experimentar!
    Te seguindo amo blogs de receitas também, visita o meu será uma alegria!

    Shalom

    ResponderExcluir
  13. Mas que delicia de blog!
    Vou passa mais vezes, parabéns

    ResponderExcluir
  14. Nossa fiquei encantada com seu blog. As fotos estão perfeitas.

    ResponderExcluir
  15. Passei por aqui e gostei muito!
    Te convido a conhecer meus blogs e participar dos meus sorteios www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com e www.viviass.blogspot.com
    Abs e ótima semana

    ResponderExcluir
  16. deve ficar bom em...
    depois da uma passadinha la no meu blog
    http://prepararprovarpostar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    Acabei de incluir o link e um comentário do seu blog no meu SEGUIDORES DE BLOGS (seguidoresdeblogs.blogspot.com.br). Ah, pus um versículo bíblico para sua reflexão também! Assim que possivel nos faça uma visita. ADOREI SEU BLOG, ESTÁ DE PARABÉNS...!
    Abraços.

    ResponderExcluir

Será um grande prazer receber seu comentário!